Esta atividade propicia trabalha o empreendeodirsmo, etica e resonsabilidade social e estratégia.
Um exercício extremamente excitante e interessante onde os participantes tentam descobrir e desmascarar integrantes da máfia ou serão eliminados por ela, através da dinâmica grupal que se estabelece em várias rodadas.
A máfia se reúne e tem o poder de eliminar um participante a cada rodada. As pessoas tentam descobrir os mafiosos (quem não é mafioso, é camponês) e têm o poder de eliminar o participante que julgam ser da máfia, por consenso grupal. Quando alguém é acusado e a maioria concorda com a acusação, este é eliminado do jogo e revela para o grupo antes de “morrer” se trata-se de algum integrante da máfia ou de um simples camponês.
Em um determinado momento do jogo os mafiosos se reconhecem e passam a traçar suas estratégias secretas de eliminação na calada da noite. A atividade intercala dias e noites: as pessoas acusam e se defendem sempre durante o dia; a máfia se encontra e elimina algum integrante sempre à noite.
Ao final os participantes:
- Analisam estratégiasde comunicação/persuasão, utilizando argumentos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.
- Percebem a importância do emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s)indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s).
- Percebem que a persuasão acontece de uma maneira pacífica (verbalmente) ou até mesmo de maneira quase coercitiva (com o uso de graves ameaças).
- Percebem que o ato de persuadir alguém nem sempre depende de uma mente "superior" em detrimento de outra "inferior";
MATERIAL
a ser providenciado pelo consultor: nenhum (opcional 25 tapa olho)
segue junto ao kit: letras em EVA determinando mafia (4) e campones (21), manual de aplicação