O Quadrado é um bom exercício para investigar as dificuldades de comunicação, que causam muitos problemas de relacionamento em negócios. Ele é usado para o desenvolvimento de competências empreendedoras.
Utilizando condições do ambiente de negócios as comunicações, o trabalho sob pressão e o desenvolvimento de estratégias.
Neste exercício, os participantes têm a chance de experimentar uma situação onde alguns deles estarão planejando uma tarefa a ser executada por outros. A tarefa é a montagem de um QUADRADO, um quebra-cabeça feito de 16 partes, o mais rápido possível.
Essa é uma competição entre dois grupos de oito participantes cada um, e os restantes irão agir como observadores do processo. Cada uma das duas equipes de oito pessoas será dividida em dois subgrupos de quatro membros – A Equipe de Planejamento (EP), e a Equipe Operacional (EO). Após a separação do grupo, o facilitador distribui as folhas com as instruções correspondentes ao papel de cada participante. Nenhuma outra questão será respondida, uma vez que toda a informação necessária será encontrada nas folhas de instrução.
Cada membro da EP recebe um envelope contendo quatro partes específicas do QUADRADO (ver anexo 6 – Tamanhos das Peças do Quebra-Cabeça). Eles terão 25 minutos para planejar como instruir a EO. A folha de instruções contém algumas regras sobre o que eles podem ou não fazer. Toda a informação para a EP deve ser dada durante este período, pois na próxima fase – fase de montagem – nenhuma instrução adicional será dada. A EP também tem a solução do quebra-cabeça nas mãos, mas, não lhes é permitido mostrá-la à EO em nenhum momento. Quando a fase de planejamento termina, os membros da EP têm que ficar quietos, e a EO inicia sua tarefa. Os outros participantes observam todo o processo.
Ao fazer o processamento do exercício, o facilitador deve explorar as situações que ajudaram o processo de comunicação entre aqueles que planejaram e delegaram a tarefa e aqueles que a executaram, além de explorar também as dificuldades enfrentadas para completar a tarefa, e os problemas motivacionais e de comportamento gerados por tais dificuldades.
Os participantes experimentam a dinâmica de planejar uma tarefa que será executada por outros; experimentam a dinâmica de executar uma tarefa planejada por outros; analisam tanto comportamentos úteis quanto inibidores da comunicação, ao designar e ao serem designados para executar uma tarefa; desenvolvem uma estratégia para completar a tarefa para a qual foram designados; trabalham sob pressão de tempo.
MATERIAL
a ser preparado pelo consultor: xerox das instruções
segue junto ao kit: 8 envelopes e 1 quebras cabeça do quadrado, manual de aplicação.