Neste exercício, 2 participantes desempenham o papel de empresários cuja tarefa é construir, dentro de 10 minutos, uma torre vertical de cubos de madeira, simbolizando a companhia que cada um está criando. A base da torre é feita de uma única caixa, e eles têm de completar a tarefa com os olhos vendados e usando a mão menos habilidosa. O investimento de capital inicial necessário é representado por 10 ou 12 cubos. Os empresários têm apenas parte desta quantia (8, 4 ou 2 cubos, de acordo com a versão escolhida, a do Uruguai, a de Minas Gerais/Brasil, ou das Filipinas, tal como indicado respectivamente em anexos 1, 2 e 3). Portanto, eles têm de tomar emprestado o restante do “dinheiro”, com seus amigos e/ou no banco (isto também depende da versão escolhida). As empresas apenas começam a lucrar quando os empresários empilharem mais do que 10 ou 12 cubos nas torres, sem que caiam.
Depois que os dois participantes representando os empresários tiverem deixado a sala com o assistente, o facilitador dá as instruções ao grupo: haverá duas rodadas para cada empresário. Na primeira rodada, cada empresário, um por vez, tenta realizar a tarefa sozinho. Na segunda rodada, entretanto, eles irão construir suas torres em um contexto de pressão. Em outras palavras, haverá 3 ou 4 outros “atores” desempenhando papéis de pessoas que exercem influência positiva ou negativa (esposo/esposa, amigo, irmão, banqueiro, etc.). O facilitador pode usar os personagens pré-definidos em anexo 1, 2 e 3, onde estão descritos os comportamentos de pessoas que ajudam ou perturbam os empresários que tentam montar suas empresas.
Após as instruções aos participantes, as rodadas se iniciam: cada empresário poderá tentar construir a torre duas vezes. A cada vez, eles têm que estabelecer um objetivo prévio com relação a quantos cubos eles irão colocar na torre. Da segunda vez, 3 ou 4 outros participantes irão representar os personagens que procurarão exercer influência sobre os empresários, os quais por sua vez não saberão disso com antecedência. Ao terminar o tempo, o facilitador conta o número de cubos empilhados, e verifica se cada empresário atingiu seu objetivo preestabelecido.
MATERIAL
a ser preparado pelo consultor: xerox, cartaz ou tarjeta com as regras.
segue junto ao kit: 30 retangulos de madeira, 2 tapa olho, manual de aplicação.