Esta atividade trabalha princpalmente as questões de mercado.
Neste exercício, os participantes, são divididos em 4 grupos (empresas). Estas empresas são fabricantes de palavras da língua portuguesa, para tanto recebem como matéria-prima, letras que o facilitador distribui aleatoriamente. As palavras serão vendidas a um mercado consumidor, representado pelo facilitador, que estabelece critérios de compra. O jogo é composto por 266 peças com as letras do alfabeto, produzidas em emborrachado.
Após este exercício de agrupamento, o facilitador dá as instruções. O exercício é desenvolvido em 3 rodadas. Em cada rodada o mercado estabelece critérios diferentes, fazendo com que as empresas se organizem para atender a demanda. Logo após a realização da tarefa, o vencedor é anunciado: a empresa que ao final tiver o maior número de pontos.
No processamento, é feita uma análise comparativa das estratégias adotadas pelas empresas. O facilitador também explora os processos de tomada de decisão dentro do grupo e os fatores que contribuíram e/ou impediram o alcance do sucesso.
O exercício Comércio de Palavras é motivador e de fácil aplicação, permitindo o conhecimento dos processos de negociação entre empresas, evidenciando suas conseqüências nas relações comerciais, e a compreensão da necessidade de formulação e reformulação de estratégias para a adequação da empresa às demandas de mercado.
Os participantes
- Percebem a importância do desenvolvimento de mecanismos, estratégias e habilidades de negociação.
- Despertam para a necessidade e importância da formulação e adequação de estratégias, às demandas do mercado.
- Analisam as vantagens do estabelecimento de parcerias para a obtenção de ganhos.
MATERIAL:
a ser providenciado pelo consultor: quadro com instruções, um dicionario ou acesso a um computador.
segue junto ao kit: um conjunto de vogais e consoantes em EVA - total 266 peças