Este exercicio trabalha custos, desenvolvimento de plano e controle de produção, controle de qualidade.
Neste jogo, cada participante representa uma empresa diferente, cada uma produzindo 3 tipos diferentes de móbiles. Durante o processo de planejamento, os participantes têm que comprar materiais, planejar e experimentar a produção, além de preencher os formulários distribuídos pelos facilitadores (compras, necessidades financeiras, cálculo de custos e receita). Depois da produção, o controle de qualidade deve ser feito de acordo com os padrões especificados (algumas cores e tamanhos de componentes de móbiles são definidos previamente). Logo que se encerra o processo de vendas, os resultados de cada empresa são calculados. Com base nos resultados, ao se fazer o processamento do jogo, são analisados diferentes tipos de custos, estratégias de metas, ponto de equilíbrio (‘break-even point’) e indicadores econômicos.
O jogo inclui uma segunda rodada, com preços diferentes, de modo a se aplicar o conhecimento adquirido. O jogo Produção de Móbiles se encaixa bem no curso de Planejamento de Negócios, uma vez que discute vários aspectos ligados à viabilidade econômica e financeira da empresa, e amplia o conhecimento sobre planejamento e controle de resultados em um processo de produção (enfatizando questões ligadas a custo).
O jogo pode também ser desenvolvido dividindo-se a turma em grupos, cada um representando uma empresa.
Ao final os participantes
− Exploram elementos básicos de custos e de ponto de equilíbrio.
− Aplicam indicadores financeiros.
− Calculam depreciação e juros.
− Desenvolvem sua capacidade de planejamentos
- Discutem as causas do sucesso e do fracasso (e comparam resultados projetados e alcançados).
− Descobrem a importância da elaboração e manutenção dos indicadores financeiros
MATERIAL: neste exercicio o material deverá ser providenciado pelo consultor: xerox, papel A4, tarjetas em cores diferentes; linha de algodão cortada em peças de 70 cm; gravetos de madeira ou palha; 1 tesoura para cada participante; cola para 50% dos participantes; 1 agulha para cada participante; fita adesiva; 40 clips; lápis e borracha para cada participante
ESTE EXERCÍCIO SERÁ ENVIADO POR EMAIL, PARA DOWNLOAD ASSIM QUE O PEDIDO FOR CONFIRMADO